Blog Quem Bahia

Por João Mascarenhas

Notícias

Secretaria da Mulher registrou 47 denúncias de violência contra idosos somente em janeiro

08 fev 2024

| 21:38h | Notícias
Secretaria da Mulher registrou 47 denúncias de violência contra idosos somente em janeiro

Núcleo realizou 180 atendimentos ao público idoso no último mês

Os dados são preocupantes: apenas no mês de janeiro, o Núcleo de Direitos Humanos da Secretaria da Mulher recebeu 47 denúncias de violência patrimonial, física ou psicológica contra idosos em Feira de Santana. Um número que equivale a uma média de 1,5 registros por dia.

Ao todo, o Núcleo realizou 180 atendimentos ao público idoso no último mês. A secretária de Políticas Públicas, Gerusa Sampaio, chama a atenção para a importância da denúncia.

“A importância das pessoas denunciarem ajudam no resgate de idosos que podem estar em situação de cárcere privado, sendo humilhados e explorados. Tem idoso que os filhos se apropriam da aposentadoria, deixam trancado, dão o alimento para que não morra, mas por outro lado não dão afeto, não dão carinho e nem condição de vida. Muitos idosos são vítimas de violência psicológica e patrimonial”, alerta a secretária Gerusa Sampaio.

No ano passado, a Secretaria recebeu 380 denúncias. Gerusa faz um balanço destes números. “A sociedade está sendo mais empática, está se preocupando, está se envolvendo mais, porque tem a garantia do sigilo da sua denúncia. Nenhum vizinho quer brigar com o outro, nenhum parente também quer se indispor. Ninguém sabe de onde veio a denúncia, é sigilosa, isso dá garantia de confiança às pessoas. A divulgação na imprensa também faz com que as pessoas tenham conhecimento sobre isso”, destaca Gerusa.

A denúncia pode ser feita através de duas formas: por telefone, de modo sigiloso, ou presencialmente na Secretaria da Mulher. Telefones: 156 e 3617-1952. A Secretaria de Mulher fica localizada na rua Georgina Erisman, 185 - Centro. 

Quando a Secretaria recebe uma denúncia, assistentes sociais apuram a situação e realizam uma visita no local ao lado de psicólogos.

“A denúncia chega, nós apuramos, então encaminhamos um assistente social e um psicólogo para uma visita na casa do idoso. Quando percebemos que não tivemos êxito, passamos a questão para o Ministério Público (MP), aí a Justiça entra no caso. O nosso papel aqui é conscientizar e institucionalizar”, explica Gerusa Sampaio.

O idoso vítima de negligência, violência ou abuso psicológico também recebe apoio e assistência na Casa dos Conselhos.

“A gente tem o Conselho do Idoso ali na Kalilândia, muitos vão e buscam orientação. O Conselho passa os casos para a gente, porque lá tem como prerrogativa fiscalizar. Então o Conselho nos avisa e a gente tem aqui o Ministério Público (MP) e a Defensoria Pública (DPE) ao nosso lado. Quando precisamos que a Secretaria de Desenvolvimento Social dê uma assistência, a gente vai atrás dessa ajuda também”, pontua Gerusa Sampaio.

A Casa dos Conselhos fica localizada na rua Osvaldo Cruz, 165 - bairro Kalilândia.




Revista

REVISTA QUEMBAHIA.COM

Arquivo de Matérias



Publicidade

Podcasts

Queridos feirenses, neste Natal, desejo a todos Boas Festas e um próspero Ano Novo! Da vereadora Eremita Mota

Minha Figura
00:00
Download

RadiosNet

Minha Figura
00:00
Download
Ver todos os Podcasts

Fotos

Twitter

© 2009 - 2024. QuemBahia.com - Todos os direitos reservados.     Painel administrativo.